29 de mai. de 2008

Não confundam CBA com CCB

O dia de hoje foi marcado por uma enorme confusão, provocada provavelmente pelo desconhecimento da representação brasileira na Fédération Internationale de L'Automobile. No embate político do qual o pivô é o atual presidente da entidade, o inglês Max Mosley, um novo capítulo teve lugar hoje com a divulgação de um documento, subscrito por alguns clubes, pedindo sua renúncia. Não vou me alongar sobre esse pormenor porque está em todos os sites.

Vale destaque, porém, o descompasso entre a versão original da notícia, publicada no www.autosport.com, e o que se publicou no Brasil. Está claro no texto em inglês, assinado pelo jornalista Jonathan Noble:

"The letter, sent on Wednesday, was signed by representatives from America (AAA and AATA), Singapore (AAS), Germany (ADAC), Finland, (AL), Canada (CAA), Brazil (CCB), Denmark (FDM), France (FFA), India (FIAA), Japan (JAF), the Netherlands (KNAC), Sweden (M), Hungary (MAK), Israel (MEMSI), Austria (OEMTC), Spain (RACC and RACE), Belgium (TCB) and Switzerland (TCS)".

Ocorre que as notícias veiculadas no Brasil, talvez por desinformação e/ou falt de atenção de quem usou essa fonte, a sigla CCB foi substituída pela CBA. Estava formada a confusão. Ao contrário do que se noticiou amplamente, a Confederação Brasileira de Automobilismo não assinou tal documento, mas sim o Car Club do Brasil, filiado na esfera da mobilidade (ver link http://217.204.13.141/thefia/Membership/South_America/index_south_am.html).

Não sei quem fez a confusão, mas vale dizer que observei o engano pela primeira vez no despacho da Agência Estado, o que não significa ter partido dela o erro. Seja lá quem for, errou, induziu a erros consecutivos. Bastaria verificar com a CBA a informação e, nesse sentido, houve apenas uma consulta, a do jornalista Rafael Munhoz, do site da revista Racing.

Não vai aqui qualquer intuito de criticar quem quer que seja, mas seria importante que todos nós, jornalistas de automobilismo, retomássemos a prática de confirmar as notícias antes de publicar, principalmente nessa nova era da velocidade pela Internet.

2 comentários:

Betto disse...

Dááááá-lhe Américo!

Mandou bem!!

Grande abraço e PARABÉNS!!

L-A. Pandini disse...

Parabéns pelo blog, Américo. É uma cachacinha boa, vais ver...

"Car Club do Brasil"? Nunca ouvi falar. Aonde fica? Organiza o quê? Quem é o presidente?

Abraços! (LAP)