24 de nov. de 2008

Coluna Diário Motorsport nº 1 - Terça, 25.11.2008

MIL MILHAS: LIÇÕES DE 2008 E DE OLHO EM 2009

Ricardo Dilser e Carlos Eduardo Prado, campeões do Brasileiro de Endurance Categoria IV (Foto JV Photo Racing)


Depois de ter projetado uma Mil Milhas bem diferente da apresentada na edição realizada domingo, em Interlagos, seguramente o promotor Antonio Hermann é o mais interessado em reverter essa situação para o próximo ano. Tanto isso é verdade que o empresário iniciou conversações com dirigentes de alguns campeonatos norte-americanos com bastante antecedência, meses antes da largada que acabou consagrando o Porsche 911 GT3 RSR de Raul Boesel, Max Wilson de Lima e Marcel Visconde.

BRASILEIRO DE ENDURANCE: UMA BOA IDÉIA
O formato adotado pelos promotores Antônio Hermann e Antonio de Souza Filho comprovou que o Campeonato Brasileiro de Endurance pode compor de maneira qualitativa algumas mais renomadas provas de longa duração do calendário nacional. Para quem não sabe, as três primeiras horas da Mil Milhas valeram pela última etapa do certame de endurance, consagrando Ricardo Dilser e Carlos Eduardo Prado como os campeões da Categoria IV. Marcelo Lima/Mário César Bonilha (I), Fábio Sotto Mayor (II) e Edemar Stédile/Fernando Stédile (III) já haviam conquistado os respectivos títulos na penúltima etapa, disputada em Santa Cruz do Sul (RS). Já imaginaram um Brasileiro de Endurance formado por Mil Milhas, Mil Km de Brasília, 12 Horas de Tarumã, 500 Km de São Paulo, GP São Paulo, 500 Km de Londrina, entre outras provas de tradição? As três primeiras horas contariam pontos para o campeonato como atrativo adicional para ampliar ainda mais o interesse pelas maratonas automobilísticas.

ARENA SCHINCARIOL INAUGURA PISTA DE TERRA
O Esporte a motor nacional não esteve movimentado neste final de semana apenas em Viamão e Interlagos. Um grande festa comandada pelo professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo e da Comissão Nacional de Velocidade na Terra, marcou a quarta e última etapa do Brasileiro de Velocidade na Terra, perfazendo oito pelo regime de rodadas duplas. A chuva que desabou em São Paulo atrapalhou a programação do domingo, mas não impediu que o campeonato fosse concluído na pista permanente inaugurada no complexo Arena Schincariol. Esta, sob a administração de Eduardo Gozzano, é formada pelo kartódromo, a pista de terra e as obras para a pista de arrancada estão previstas para início e conclusão em 2009, de modo que a próxima temporada já possa contar com a nova pista.

500 MILHAS DA GRANJA VIANA SUB JUDICE

O advogado José Cláudio Reis de Oliveira, representando pilotos da Oi/Piquet Sports, impetrou recurso contra a punição de desclassificação imposta ao kart 03 da equipe, que custou o 2ª lugar na prova 500 Milhas de Kart da Granja Viana para os competidores Rodrigo Piquet Souto Maior, Sergio Barbosa Jimenez, Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, Luis Felipe Nasr e Lucas Bethonico Foresti. Endereçado ao presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), o documento é datado de 19 de novembro de 2008.

HOJE NA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO
Em 25 de novembro de 1946, na Suécia, nascia Slim Borgudd. Baterista do famoso grupo pop ABBA, dividiu palcos e estúdios com as pistas de Fórmula 1 entre 1981 e 1982. Foram 10 Grandes Prêmios e um pontinho solitário em Silverstone (1981), com o 6º ligar.

O QUE ELES DISSERAM SOBRE O NOSSO ESPORTE
Nosso objetivo é trazer um dia de alegria para as crianças do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e, ao mesmo tempo, promover essa confraternização entre pilotos de diferentes categorias”. De Vanderlei Pereira, diretor da V10 Treinamentos Esportivos, promotor do futebol beneficente nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 13h00, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n. Morumbi. São Paulo – SP), com as presenças de Felipe Massa, Tony Kanaan, Cacá Bueno, Marcos Gomes, Ricardo Maurício, entre outros.

QUEM ESTÁ “ACELERANDO”...
Andreas Mattheis. Ele só não sabe se será através de Ricardo Maurício ou de Marcos Gomes. Certo, porém, é que o seu segundo título como chefe de equipe na Stock Car já está garantido.

QUEM ESTÁ “FREANDO”...
Rubens Barrichello precisa parar de dizer que seria uma “fria” para Bruno Senna estrear na Fórmula 1 em 2009 pela Honda. Ele sabe do que está falando, por certo, pois não é segredo para ninguém o quando a Honda tem de evoluir. Justamente por esse motivo o peso nas costas de um estreante seria grande. Porém, para muitos fica a impressão de que é despeito. Pega mal para o duas vezes vice-campeão mundial.

UMA FOTO QUE FALA AO CORAÇÃO DOS AFICIONADOS

Copersucar Fittipaldi FD01, com Wilson Fittipaldi ao volante, no Grande Prêmio da Argentina de 1975. Foi a estréia da equipe e do carro brasileiro na Fórmula 1. (Foto fornecida pela Secco Consultoria)

UMA PERGUNTA
Resolvi transformar esse meu blog em uma coluna, talvez até diária. Digo “talvez” porque é ainda um experimento e tem a ver, principalmente, com motivação. Vou postar tudo junto, meio que organizado, e uma vez por dia, sempre que possível. Se der certo, vou fazer disso um site. Mas isso é outra história. Por enquanto, é só uma idéia. O que você achou? Deixe seu comentário, será importante para eu avaliar e decidir “para que lado vira “ esse troço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Américo, acho que ficou muito legal, melhor do que a versão anterior. Bem bacana. Continuarei vindo aqui, pq gostei muito. Abraços!

Américo Teixeira Jr. disse...

Caro amigo, muito obrigado. Espero novamente sua visita, mas não esqueça de se identificar.

Abração,