O Centro de Excelência de Oficiais de Competição é uma criação da Gestão Paulo Scaglione e visa formar diretores de provas, comissários técnicos e desportivos, equipes de sinalização e resgate, secretários de provas e demais funções relativas ao automobilismo
Criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, já está em pleno funcionamento o Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC). Localizado nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, trata-se de um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas do automobilismo nacional, em todas as suas modalidades, assim como para aqueles que desejam ingressar no segmento e que agora poderão fazê-lo a partir de agora, desde que indicados por suas respectivas federações estaduais.
É uma espécie de “Universidade CBA” para formar diretores de provas, comissários técnicos, comissários desportivos, equipes de sinalização, secretaria de provas, grupos de resgate, entre outros. O CEOC é uma parceria da CBA, através do Conselho Técnico Desportivo Nacional, com a Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e Hospital São Luiz.
Desde que a Gestão Paulo Scaglione foi iniciada, em janeiro de 2001, o automobilismo brasileiro registra números crescentes em vários setores, notadamente na quadruplicação de pilotos em atividades – passando de pouco mais de 2.000 para algo em torno de 8.000 filiados - e na criação de novas competições em todas as modalidades sob a alçada da CBA, com cerca de 40 campeonatos de âmbito nacional.
Mas no bojo do crescimento de um esporte substancialmente de alto rendimento, o mesmo grau de excelência passou a ser exigido dos oficiais de competição. Para atender a essa demanda crescente por mão-de-obra especializada e necessitando de constante atualização, a CBA promoveu diversos seminários, cursos e simpósios, de 2001 para cá, para promover essa capacitação.
Porém, dada a abrangência atingida pelo esporte, a direção da entidade decidiu ampliar essas ações. “Embora esse esforço de capacitação seja constante e com resultados conhecido por todos os competidores e promotores, a CBA parte agora para uma fase mais agressiva, contado com parceiros que, sem os quais, não seria possível atingir a eficiência desejada”, explicou Scaglione.
Fotos Vinícius Nunes/www.jvphotoracing.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário