4 de dez. de 2008

Coluna Diário Motorsport nº 11 - Sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

BRACKLEY: AGORA, O ENDEREÇO DA DÚVIDAJenson Button foi o único a merecer desculpas do CEO da Honda, Takeo Fukui, no anúncio da saída da empresa da Fórmula 1. Esqueceu-se dos brasileiros? Pouco provável. Somente mais uma confirmação de que todos - Barrichello, Senna e Di Grassi - já estavam descartados (Foto Miguel costa Jr.)

Como já é sabido de todos, a Honda deixou oficialmente a Fórmula 1 no dia de hoje. As informações estão em todos os sites do setor, notadamente os ingleses. Quero acrescentar apenas que, de minha parte, há um carinho especial por aquela equipe e o que toca particularmente é aquela multidão que tem como, pelo mesmo por enquanto, o seguinte endereço comercial: Honda Racing F1 Team, Brackley, Northants. NN13 7BD. United Kingdom.

600 EMPREGOS NA MIRA DA CRISE
Por duas vezes tive a oportunidade de visitar a sede da equipe. A primeira foi em 2006 e a outra em 2007, sempre no mês de janeiro e a convite do governo britânico e da Motorsport Industry Association. Retornei ao Reino Unido também neste ano e todas as viagens resultaram em matérias na MOTORSPORT BRASIL. Outras empresas foram visitadas nessas ocasiões, mas especificamente, sobre a Honda, vale dizer que o lugar é maravilhoso, ampliado desde outubro de 2006 com a conclusão do novo prédio que abriga o túnel de vento e o museu da equipe. Lembro-me que na visita mais recente, ainda com Gil de Ferran por lá, havia uma movimentação muito grande em meio aos preparativos do carro novo. A equipe estava contratando mais engenheiros porque o grupo de então não era suficiente. Detalhe: por "grupo de então" entenda-se 100 engenheiros já atuando no Centro de Operações. A decisão coloca em risco, de imediato, o emprego direto de aproximadamente 600 pessoas.

MAX MOSLEY ACERTOU NA MOSCA

Têm sido comuns, nos últimos tempos, observações depreciativas a respeito das posições do presidente da Fédération Internationale de L'Automobile, o inglês Max Mosley. Principalmente depois do escândalo sexual do qual foi protagonista no início do ano, passou a virar motivo de piadas praticamente todas as vezes em que manifesta suas opiniões. Independentemente disso, tem repetido à exaustão um discurso que aponta a fragilidade da Fórmula 1, dependente que se tornou das gigantes corporações do mercado mundial de automóveis.

RELEITURA DA FÓRMULA 1
Se as equipes foram criadas quase sempre por ex-mecânico e ex-pilotos, hoje os times da categoria estão praticamente todos sob o domínio das montadoras. A saída da Honda, anunciada nas primeiras horas de hoje, revela que os alertas de Mosley não são ranhetices de um senhor de 68 anos, mas uma realidade que sempre saltou aos olhos, mas escancaradamente agora com a crise financeira mundial. Essa "intrusa", não tenha dúvidas, hoje ou amanhã vai bater na minha porta e na sua.

4 comentários:

Anônimo disse...

O velho Max de bobo não tem nada! A Fórmula 1 precisa sair do pedestal e aprender com ele.

Américo Teixeira Jr. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Américo Teixeira Jr. disse...

Repito o comentário anterior, que por um erro meu foi apagado. O que eu dizia, depois de agradecer o comentário primeiro, é que os mesmos fossem identificados e não postados como anônimo. É isso. Abração.

Anônimo disse...

po, único a merecer desculpas? não seria receber não?

mesmo se os 3 fossem péssimos acho q são dignos pelo menos de desculpas. =/

legal q agora q a f1 deu pra ficar decente, ela tá indo p saco por causa da crise =/, tenho medo de imaginar o quanto o gp da Hungria vai ser mais chato ainda com cada vez menos carros.