4 de jan. de 2009

MERCEDES-BENZ E MCLAREN “IMORTALIZAM” STIRLING MOSS













1 – O SLR Stirling Moss que será fabricado a partir de junho deste ano
2 – Stirling Moss e o SRL 300 durante testes em Hockenheim (1955)
3 – Stirling Moss comemora a vitória no Grande Prêmio da Inglaterra de 1955, em Silverstone, ao lado de seu companheiro de equipe na Mercedes-Benz, Juan Manuel Fangio (dir.)
4 – Parada de boxe na Targa Florio de 1955, prova na qual o SRL 300 foi conduzido por Moss e Peter Collins
5- O piloto inglês em foto de 2005
6 – Em evento comemorativo, Stirling Moss revive as emoções com o seu SRL 300

Fotos Mercedes-Benz

Ao custo de € 750.000 cada e limitado a 75 unidades produzidas a partir de junho deste ano, A Mercedes-Benz e a McLaren estarão disponibilizando para os chamado “clientes especiais”, o SLR Stirling Moss. Trata-se de uma série exclusiva em homenagem ao piloto inglês que, entre outros feitos, venceu com o lendário Mercedes-Benz SLR 300 o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 de 1955, em Silverstone, e detém até hoje o recorde da Mille Miglia, prova que marcou época na Itália.

Segundo dados fornecidos pela empresa de Stuttgart, o SLR Stirling Moss atingirá a velocidade de 350 km/h, constituindo-se no mais rápido veículo de passeio a ser produzido em série até aqui. Tudo com resultado de um motor V8 de 650 cv, um chassi modelo Spyder e uma carroceria de fibra de carbono leve com linhas puristas. Sem teto e janelas laterais, o novo carro se assemelha esteticamente ao modelo original de corrida.

Essa homenagem será prestada às vésperas de o ex-piloto completar 80 anos, no próximo dia 17 de setembro. Embora nunca tenha sido campeão mundial de Fórmula 1, angariou quatro vice-campeonatos consecutivos. O argentino Juan Manuel Fangio foi seu grande algoz, vencendo sobre Moss os títulos de 1955, 1956 e 1957. No primeiro ano, ambos corriam pela Mercedes-Benz. No ano seguinte, o resultado foi o mesmo, mas num confronto Ferrari (Fangio) e Maserati (Moss).

Já em 1957, a Maserati passou a ser defendida pelo argentino, no ano de seu pentacampeonato, ao passo que o inglês passou a defender as cores da Grã-Bretanha na Vanwall. Com a saída de Fangio da Fórmula 1 – ele disputou apenas os Grandes Prêmios da Argentina e França, chegando em 4º em ambos com Maserati -, Moss (Vanwall) perdeu para Mike Hawthorn (Ferrari) por apenas um ponto. No cômputo de uma carreira de 66 provas oficiais na categoria, Stirling Moss faturou 16 delas. Encerrou a carreira em 1961.

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